sábado, 2 de junho de 2012

MANEIRAS DE FAZER FOGO


 5 maneiras de fazer fogo.


VEJA TAMBÉM : FOGO COM GRAVETOS


A habilidade de fazer fogo é tão primordial quanto achar água, abrigo e comida na lista das coisas mais importantes em uma situação de sobrevivência.
É bom saber mais de uma maneira de iniciar uma fogueira pois em uma situação onde você precise de fogo rápido saberá escolher a maneira mais fácil e rápida.
Não estou falando sobre os diferentes tipos de material inflamável, como "raspas" de algumas arvores, algodão, papel, etc...eu estou falando sobre 5 maneiras de realmente fazer o fogo,  conseguir a primeira faísca. Sem isso, o resto realmente não importa.

1. Fósforos

Não há surpresas aqui. 

1.Os fósforos precisam ser   à prova d'água. Veja: Como impermeabilizar fósforo.

2. Você precisa armazenar seus fósforos em vários lugares. Mesmo se você tiver uma pilha de fósforos impermeáveis, se eles estão todos no mesmo saco ou caixa e você perdê-los, já era. Portanto, distribua fósforos pela bolsa se possível em saquinhos plásticos.

2. Isqueiros

Modelo a prova d'água e impactos.
Ha uma infinidade de modelos de isqueiros . Pode ser uma boa ideia para obter um impermeável à emborrachado para suportar impactos e é importante que seja um isqueiro onde você possa trocar o refil de carga quando os mesmo se esgotar.

3. Pederneira

Pederneira do Bear Grylls

A pederneira  cria faíscas quando você fricciona o raspador de metal junto ao magnésio.
É fundamental ter uma pederneira o motivo é simples: leve, pequena, acende mesmo molhada, é possível conseguir fogo bem rápido!
Além disso, ela provavelmente irá durar mais do que todos os seus fósforos e isqueiros juntos. Muitas pederneiras duram de 3000 a 6000 raspagens.

4. Bateria de 9V e Lã de Aço

Este é um dos meus favoritos que eu acho que deve estar em cada equipamento de sobrevivência criado. Se você pegar uma bateria de 9v e simplesmente tocar ambos os polos de um pedaço de lã de aço que vai pegar fogo. Aqui está um vídeo do youtube rápido mostrando isso: Lã de Aço e Fogo




A tática mais conhecida da sobrevivência, esfregar dois pauzinhos juntos. Não vou entrar em todas as maneiras diferentes que você pode fazer fogo com nada além de madeira, que é um assunto extenso e será considerado em um artigo futuro. Só sei que você deve saber pelo menos 1 outra maneira de fazer fogo sem ferramenta.

Conhece outras formas para fazer fogo?
Estou interessado em saber se você tem outras maneiras boas para "fazer fogo" que são facilmente armazenados para situações de sobrevivência? por favor comente:


VEJA TAMBÉM:

COMO FAZER FOGO COM GRAVETOS

3 comentários:

  1. Peguei estas dicas num curso de Sobrevivência na Selva.

    Uma maneira bem simples é usando permanganato de potássio, algodão e glicerina líquida, ambos comprados em farmácias.
    O permanganato é vendido em cartelas de comprimidos e a glicerina em pequenos frascos de plástico.
    Antes de preparar a reação, deixe o ninho (de palha) e toda a estrutura que se tornará a fogueira preparada.
    Modo de usar:
    - Pegue um pequeno chumaço de algodão (do kit primeiros socorros) e deixe comprimido como se fosse uma "orelha";
    - No meio do algodão, triture e deixe bem junto o permanganato, formando a figura de um "furo" e deixe perto da futura fogueira;
    - Na extremidade desse "furo", pingue uma gota de glicerina, se afaste um pouco e aguarde a reação.
    - Após pegar fogo, leve até junto do "ninho" e acenda sua fogueira.

    O grande lance é que o permanganato você pode levar no seu kit primeiros socorros e também usar na água para lavar o corpo e se limpar. É usado para lavar a pele quando a pessoa está com catapora. É um bactericida e cicatrizante.
    A glicerina você pode usar para passar na pele se ficar rachada por causa do frio e etc.
    Não vá usar os dois juntos na pele!!!

    Wagner Tinoco.

    ResponderExcluir
  2. um arame de cerca de 1 metro, amarre dois tocos de graveto, ache uma madeira fixa , ou pise nela, laçe o arame e puxe as duas extremidades como se fosse cortar,o arame fica quase em brasa ai é so soprar, em folhas secas , qualquer cerca tem arame

    ResponderExcluir
  3. Uma lente de aumento (ou óculos) também pode ajudar quando há sol.

    ResponderExcluir

Por Favor Deixe Sua Opnião!