segunda-feira, 20 de julho de 2015

COBRAS VENENOSAS DO BRASIL - O VENENO MAIS LETAL

O réptil brasileiro que leva essa pesado atributo é a jararaca. Mas esse é o nome popular (dados cientifico Bothrops, família Viperidae). Dentro da família das jararacas existem diversos tipos de cobras mas vamos pesquisar a mais peçonhenta e portanto a mais perigosa. Então sem mais delongas vamos revelar sua identidade:

Jararaca-ilhoa


HABITAT


Essa "belezinha" vive em uma ilha no estado de São Paulo. A ilha está localizada a 35 km da costa continental de Itanhaém. A placa que existia na Ilha Queimada Grande alerta para as cobras venenosas, mas para os pescadores da região o aviso é desnecessário. Todos sabem que a ilha não é um lugar receptivo e jamais desembarcam lá. Cientes do risco que corriam ao desembarcar em terra firme, eles ateavam fogo na mata costeira para afugentar as serpentes. A técnica deu origem à denominação Queimada Grande, mas foi incapaz de ameaçar o reinado da Jararaca Ilhoa, uma serpente da família das Jararacas continentais, só que dona de um veneno de 12 a 20 vezes mais forte.

O VENENO


Sua peçonha ou veneno pode matar em ate duas horas. É muito poderoso pois, pela sua ação inibidora, a pessoa morre por falência geral orgânica ao fim de duas horas após ser inoculada. A ação rápida e potente deste veneno permite que a serpente se alimente de aves e evita que sua presa escape.


REF: Portal trilhas e aventura 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por Favor Deixe Sua Opnião!